São Paulo

Manual de
Desenho Urbano
e Obras Viárias

Atualizado em 22.12.2020

Cidade de São Paulo
cover@2x

Apresentação

Manual de Desenho Urbano e Obras Viárias

Os manuais são, por definição, ferramentas técnicas e objetivas que trazem informações precisas de como uma tarefa deve ser realizada. O Manual de Desenho Urbano e Obras Viárias parte dessa proposta ao incluir todos os aspectos, normas e parâmetros necessários que devem ser considerados no desenvolvimento de um projeto viário da cidade de São Paulo. É a primeira vez na história que a cidade conta com um guia dessa natureza. O Manual é fruto de ampla participação da sociedade civil e intenso trabalho intersecretarial.

As construções em ruas, avenidas, calçadas, ciclovias, galerias, túneis, passarelas, pontes e viadutos passam a ser feitas sob a ótica de ocupação democrática e acessível do espaço urbano. O Manual é resultado da mudança de paradigma das políticas públicas de mobilidade urbana e sustentabilidade. Segue princípios que colocam o pedestre em primeiro lugar, seguido dos modos de bicicleta, transporte coletivo, de cargas e mercadorias e transporte individual.

As informações estão dividias em sete capítulos. O formato, com fichas sucessivas, foi pensado para desenvolver um documento dinâmico de fácil atualização por parte da Prefeitura e de seus usuários. As revisões poderão ser feitas por fichas, sem demandar uma nova edição de publicação inteira. Trata-se de um trabalho que visa uma cidade mais humana, saudável, acessível, segura, agradável e confortável. Esperamos, assim, que este manual ajude São Paulo a prosperar em sua rica complexidade.

Download
Download do Manual
(17.65 MB)
1.0.0.0.a_i@2x

Como Ler o Manual

1

O capítulo 1 – Introdução dedica-se a apresentar o documento, contar sobre seu processo de elaboração e as parcerias realizadas para esse fim.

2.0.0.0.a_i@2x

Governança

2

O capítulo 2 – Governança aborda as questões relativas às competências dos órgãos relacionados ao espaço viário e ao financiamento das intervenções. São informações que o profissional deve conhecer antes de dar início à elaboração do projeto.

3.0.0.0.a_i@2x

Parâmetros de
desenho viário

3

O capítulo 3 – Parâmetros de Desenho do Viário trata do dimensionamento e ordenamento do espaço viário: tipologia da via, espaço do pedestre, espaço do ciclista e pista. Já os capítulos seguintes abordam o posicionamento de diversos itens no espaço viário.

4.0.0.0.a_i@2x

Elementos
urbanos

4

O capítulo 4 – Elementos urbanos divide-se em serviços de interesse público, mobiliário urbano, sinalização, posteamento e dispositivos de proteção. O posicionamento desses elementos deve observar também as redes de serviço público localizadas sob o espaço viário e que se conectam com a superfície em diversos pontos.

5.0.0.0.a_i@2x

Infraestrutura
Subterrânea

5

O capítulo 5 – Infraestrutura Subterrânea está em fase de elaboração. Muitos desses serviços operam em regime de concessão, como água, esgoto, gás canalizado, energia elétrica, telefonia e tecnologia da informação e comunicação. Outros, como drenagem e os diversos dutos da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, são geridos pelo próprio poder público.

6.0.0.0.a_i@2x

Infraestrutura
Verde e Azul

6

O capítulo 6 – Infraestrutura Verde e Azul trata dos sistemas naturais também abrigados pelo espaço viário, como arborização, parques lineares, sistemas de biorretenção e paisagismo.

7.0.0.0.a_i@2x

Bibliografia e Créditos

7

O capítulo 7 – Bibliografia e Créditos, composto pelos textos finais, completa o conteúdo do manual.

Downloads

Download
capamanual

Baixe aqui a versão digital do
Manual de Desenho Urbano
(17.65 MB)